Os rins exercem função vital, pois são responsáveis pela eliminação de toxinas e pela regulação do volume de líquidos no organismo. Além disso, os rins são responsáveis por funções hormonais e metabólicas essenciais. No momento em que a função renal cai abaixo de 10%, o indivíduo passa a fazer parte do quadro de insuficiência renal crônica (IRC), em que se indica a hemodiálise, que busca substituir a função renal normal exercida pelos rins.

As causas mais freqüentes da IRC são hipertensão, diabetes, glomerulopatias crônicas, doenças uropáticas e auto-imunes.

Os pacientes renais crônicos apresentam frequentemente alguns problemas bucais como: estreitamento da câmara pulpar, irregularidades do esmalte, perda dentária precoce, xerostomia (boca seca) e, sobretudo, doença periodontal. Estes problemas são resultados de uma variedade de fatores como o estado relativo de imunossupressão, medicamentos, perda óssea e redução da salivação.

Em estudo realizado na Santa Casa de Montes Claros (MG), verificou-se que 64,5% dos pacientes com IRC eram portadores de periodontite grave e 24,5% de periodontite moderada. Somente 0,5% dos pacientes analisados eram saudáveis do ponto de vista periodontal.

Outro estudo também revelou níveis de higiene oral insatisfatórios em pacientes com problema renal. A justificativa para esse resultado é que, em geral, pacientes em hemodiálise passam cerca de 12 horas semanais realizando diálise e muitos deles sofrem de baixa auto estima, diminuindo a atenção para com os cuidados com a saúde bucal.

Esses estudos reforçam a importância da participação do cirurgião-dentista no tratamento de pacientes renais. A esperança dos pacientes com IRC é o transplante renal e somente pacientes com saúde bucal em dia são indicados ao transplante. A necessidade de um organismo saudável e livre de infecções vem reforçar a necessidade da inclusão do profissional cirurgião-dentista na equipe que acompanha o paciente com IRC.