Diversos trabalhos científicos vêm demonstrando a efetividade do Laser de baixa potência (LBI) no tratamento da mucosite causada pela quimioterapia e radioterapia.

A mucosite é uma inflamação da mucosa bucal, que ocorre durante o tratamento oncológico através da radioterapia na região de cabeça e pescoço e/ou quimioterapia. A mucosite se apresenta através de feridas como “aftas” e normalmente são muito dolorosas. A dor causada pela mucosite atinge a qualidade de vida do paciente, pela dificuldade de falar, deglutir os alimentos e até pode impedir as atividades sociais. A mucosite também aumenta a chance de complicações que podem levar á morte.

Um estudo feito para a conclusão de mestrado comprovou que pacientes que fazem aplicações de laser preventivamente apresentam mucosite com menor freqüência, menor severidade, menor escore para dor, menor tempo de internação e menor índice no uso de alimentação por sonda.

Por isso não devemos aceitar a mucosite como uma complicação inerente ao tratamento oncológico.  Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida e a chance de cura do paciente.

O Laser de Baixa Potência surge como a melhor alternativa contra a mucosite. A sua maior efetividade é quando utilizado de maneira preventiva, ou seja, antes da mucosite aparecer.

O tratamento preventivo é feito através de aplicações diárias de laser, que duram cerca de 15 minutos, e podem ser realizadas no consultório odontológico, no hospital ou na casa do paciente.

Procure-nos ou informe-se com um profissional cirurgião-dentista sobre a necessidade de indicação da laserterapia preventiva e faça uma avaliação odontológica completa. Uma postura participativa e ativa vai fazer toda a diferença para o sucesso do tratamento.