Uma proposta de inserção do cirurgião-dentista na equipe  multidisciplinar de prevenção e tratamento do câncer

De maneira geral, um paciente que recebe o diagnóstico de câncer passa a receber auxílio de uma equipe multidisciplinar. Estudos recentes indicam a necessidade da inclusão do cirurgião-dentista como um membro desta equipe. Hospitais de referência, como Sírio Libanês e Albert Einstein, já possuem esse profissional como integrante da equipe oncológica.

Pacientes submetidos a quimioterapia, transplante de medula óssea e radioterapia de cabeça e pescoço, podem apresentar diversas complicações orais que somente o dentista é capaz de prevenir, diagnosticar e tratar. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida do paciente e diminuir os custos hospitalares. A presença desse profissional no preparo do paciente para o tratamento oncológico, bem como sua colaboração no diagnóstico precoce e correto das manifestações orais, podem contribuir positivamente para o sucesso do tratamento multidisciplinar do paciente oncológico.

1. Eliminação de focos infecciosos pré-quimioterapia e radioterapia:

• Documentação radiológica

• Profilaxia periodontal

• Tratamento de lesões ósseas inflamatórias de origem dental

2. Prevenção/Tratamento de mucosite

• Laser de baixa potência (infra vermelho e vermelho)

• Orientação de higiene bucal (métodos de limpeza específicos para cada paciente)

3. Drenagem linfática através de laser de baixa potência (linfonodos não comprometidos)

Benefícios

• Prevenção de infecções frequentemente causadas por bactéria orais, como endocardite e osteomielite

• Menor incidência de interrupção/atraso do ciclo quimioterápico

• Melhora do conforto durante as refeições

• Aumento da auto-estima e qualidade de vida

Laserterapia

A mucosite ocorre com freqüência em pacientes submetidos ao tratamento oncológico, podendo variar de 70% a 100% de incidência.  Como é encarada como uma complicação do tratamento oncológico, normalmente não é tratada.

Porém, a  laserterapia tem demonstrado grande efetividade na sua prevenção e tratamento. O laser de baixa potência é uma nova tecnologia que pode ser empregada na prevenção e tratamento da mucosite oral. O tratamento pode ser preventivo (indicado em casos de transplante de medula óssea, quimioterapia em altas doses e radioterapia em cabeça e pescoço) ou curativo. O tratamento curativo atua como coadjuvante, com o objetivo de analgesia e aceleração do processo de reparação das feridas.

A laserterapia é realizada através de aplicações diárias do laser, na região afetada. As sessões duram aproximadamente 15 minutos e podem acontecer no ambiente hospitalar, no consultório odontológico ou na forma de home care.

Gostaria de obter mais informações sobre o processo de tratamento? Agende uma apresentação com a Dra. Camila e esclareça suas dúvidas, sem compromisso.